quinta-feira, 17 de julho de 2014

Você sabe comprar um sofá?

Boa noite vizinhança tudo bem?! Eu estou tentando recuperar o ritmo já que hoje foi meu primeiro dia de trabalho após o ócio de 15 dias... Eu vou me adaptar rsrsrs
Enfim, hoje eu vim aqui na intenção de repassar uma informação que pra mim era nova e, que confesso que jamais havia prestado tanta atenção (dentre as várias coisas que comecei a prestar atenção com a reforma da casinha), muitas de vocês que já estão há mais tempo blogando - essa palavra existe?? - provavelmente já sabia disso, mas eu juro que pra mim isso é muito novo, por isso resolvi compartilhar!
Eu estou com a casa toda destruída, mas vivo há uns dois passos na frente na minha obra, sendo assim nem sei quando vou comprar um sofá (não tenho onde colocá-lo)... mas vamos ao post!
O título da postagem de hoje é: você sabe comprar um sofá?


Gente, comprar sofá ideal é muito mais complicado do que se imagina, sabe por quê?
O sofá possui densidade igual uma cama - aí você me pergunta: O que é densidade louca?
De um modo prático a densidade é  peso de 1m³ de espuma, ou seja, se a cama ou colchão tem a densidade 33 (abreviação D-33) - significa que deve ter 33 Kg em 1 m³.
E daí?
Bom, sabendo disso já posso passar ao segundo passo que é: UM SOFÁ QUE É BOM PRA MIM NÃO É BOM PRA VOCÊ! 
Como o sofá não é exatamente um móvel pessoal, podemos adotar um cálculo mais abrangente e que possa se adequar às suas necessidades, exemplo: o assento D-33 é mais firme e atende pessoas de 71 a 100 Kg, enquanto o assento D-28 possuí mais maciez, porém esta espuma se limita a 90Kg.
Sendo assim, se na sua casa tiver alguém mais pesadinho (meu marido rsrsrs) que tem mais de 90 Kg descarte a espuma com densidade D-28.
Por isso é muito importante verificar o peso de quem vai usar o sofá, se na sua casa há alguém com até100Kg a densidade correta seria a D-33, mas se for mais que 110 Kg, não tem jeito só a D-45 mesmo, que pode suportar até 150 Kg.
Achei na net uma tabelinha que pode ajudar nos cálculos:



Complicado? Você não viu nada!!!!!
Na sua casa tem pessoas mais fortinhas? Você precisa de um sofá com densidade alta mais não quer se sentar em um tijolo!? Seus problemas acabaram (kkkk sempre quis dizer isso) existe a espuma SOFT.
A espuma Soft é uma espuma mais macia, devido aos componentes nela usados, portanto, basta uma camada de espuma soft em seu sofá que ele ficará um pouco mais macio.

A regra é a mesma da densidade para a soft, não se deve em hipótese alguma usar assento inferior a D-28 e, quanto mais espessa a camada Soft mais macio ficará seu sofá, contudo até onde eu sei, não há ou pelo menos é incomum a espuma soft em densidade maior que a D-28,  usa-se colocar o recheio do assento em D-33 ou D-45 e a camada de espuma Soft ser D-28, isso não vai atrapalhar e nem deformar, pois a base será a espuma mais rígida.
Já no encosto do sofá como ele não vai sofrer com um peso muito alto (ninguém senta no encosto né) - a densidade pode variar entre D-23 a D-28 (maior que isso ele vai ficar bem duro e desconfortável).
Acha que acabou! Eu digo... NÃOO!
Ainda existe a manta acrílica ou plumante - um material 100% poliester usado para enchimento e acabamento de sofás - que é colocado nas espumas e serve para suavizar as imperfeições do assento e do encosto, se você não quiser seu sofá todo distorcido use!


Quer um um sofá extremamente reto? Use a pena 1, caso prefira intermediário a pena 2, e se quiser uma aparência mais fofinha peça a pena 3.
 Em síntese um sofá internamente é mais ou menos assim:
Aí vem a parte que a maioria de nós, pessoas comuns já repararam (tenho certeza) - O TECIDO - os comumente utilizados são: o sintéticos, chenille, jacquard e suede.

Sofá sintético: É super resistente, fácil de limpar, perfeito para quem tem bichinhos ou alergia, porém ele é super gelado no inverno e esquenta muito no verão, diria até "colante".





 
Sofá de Chenille: Ele foi usado até pouco tempo atrás, por ser mais confortável, porém caiu em desuso após a chegada do suede, já que por possuir muitos vincos era difícil de se limpar e também muito quente.

 


O sofá de Jacquard é um tecido muito utilizado na linha de estofados e, principalmente, de decoração ele possui uma forma de estampar com os próprios fios durante a tecelagem e possuí uma trama bem fechada, portanto, o acúmulo de sujeira é bem menor, o que facilita a limpeza diária.





O sofá de suede é o queridinho do momento, ele é muito mais macio, mais fácil de limpar, exceto em casos de acidentes com líquidos, as manchas são as mais difíceis de tirar, mas se você tiver criança em casa, é aconselhável a impermeabilização!

Bom, eu tentei dar uma resumida no que andei pesquisando por aí, mas é isso, antes de comprar um sofá a primeira coisa que você precisa ter em mente é o local onde ele será colocado e quem usará, sabendo disso ficará muito mais fácil a escolha do sofá ideal!
E agora, a gente já pode sair por aí em lojas de estofados se fazendo de super entendida do assunto... rsrsrsrs
Beijos e até mais!

26 comentários:

  1. Eliane eu nem sonhava que sofá tinha densidade igual a cama...
    Adorei demais as dicas, agora quando for comprar um sofá não vou pensar só na lindeza dele... Kkk... Bjos....

    http://cantinhonailha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val, confesso que também fiquei chocada rsrsrsrs, por isso resolvi fazer o post, fico muito feliz em saber que pude te ajudar... bjs

      Excluir
    2. O problema é que uma densidade mais baixa tipo, D28 ou D33 o sofá fica,mais confortável, porém a durabilidade é menor. Logo logo estará sentando nas talas de medeia do sofá.

      Excluir
  2. Adorei o post,ótimas dicas
    bjs
    casadolaguna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Eliane, estou conhecendo seu blog através de um blog vizinho, já estou te seguindo! Adorei os posts sobre a decoração do seu casamento. Já me casei a quase 6 anos e tb curti cada detalhe, e olha q na época tinham menos novidades neste setor,pois cada dia tem mais coisas novas!
    Com relação aos sofás, eu nem imaginava quantas observações deveriam ser feitas na escolha, pra mim só olhava a beleza o conforto, mas quanto mais informações, melhores escolhas temos condições de fazer.. bjo!!!
    http://www.curtindonossonovocantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda e muito obrigada pelo carinho! Então menina viu quanta coisa pra se pensar antes de comprar um sofá... confesso que até pouco tempo também não imaginava que havia tanta coisa... agora entendi o porquê do $$$ dos sofás... como modelos tão parecidos podem ter preços tão distintos...

      Excluir
  4. kkkkk tô rindo sozinha aqui do seu ânimo pós férias, rsrs,,, tá bem animadinha hein,,, seu post está perfeito, amei, estou expert no assunto sofá, menina eu não sabia nadinha de nada sobre sofá, mas também eu nunca comprei sofá, sou casada há 10 anos, 4 anos usei o sofá da sogra, depois usei o sofá da minha irmã, e agora que vou estar de casa nova o outro sofá da minha irmã já está quase no caminhã de mudança, rs,,, isso que dá ser irmã caçula, desde criança uso as coisas usadas dos mais velhos, suahsuhau,,, acabei acostumando, rs,,, brincadeiras a parte minha irmã tem um sofá lindo que eu sempre sonhei em ter em casa, daí ela me perguntou se eu gostaria de ganhar um sofá usado, eu simplesmente AMEI, rs,,, bjus e parabéns pelo post, muitas internautas irão se beneficiar dele,,,

    http://meunovolarsil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Sil, nem tinha pensado nisso mas minha situação é semelhante a sua (caçula e herdeira das coisas alheias a vida toda kkkk). Se eu te contar que fiquei encucada ao olhar sofás na net e ver algumas especificações que pra mim era só de cama... aí não deu outra, fui pesquisar e choquei... descobri o motivo dos sofás ficarem horríveis - compra errada... fico feliz em poder ajudar... bjs

      Excluir
  5. Tá aí uma coisa que me arrependi, da compra do sofá. Meu sofá é lindo, veio lá do Sul (moro em Brasília) e levou 3 meses pra chegar (pense na gente sentando no chão pra ver tv e sem poder receber ninguém! rsrs). Mas apesar de bonito acho ele um pouco desconfortável nos encostos, sei lá, não dá aquela sensação de sofá que te abraça, sabe?

    http://baudabijou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sei! até pouco tempo se eu fosse comprar um sofá o máximo que eu perguntaria "É fofinho?" rsrsrs - seu sofá veio das terrinhas de cá, sou do PR, mas agora da próxima vez que for fazer uma compra aproveita as dicas e tira onda com os vendedores eheheheh bjs e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Oi Eliane, adorei as dicas. Eu pretendo reformar o meu que comprei em 2009, na época eu só fazia questão dos assentos e encostos soltos, acho mais fácil pra limpar e reformar rapidamente algum assento, mas agora vou verificar a espuma dele também, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz isso sim Lia, vc vai ver comprando o sofá adequado pra sua família a durabilidade dele vai aumentar consideravelmente! bjs

      Excluir
  7. Eliane do céu, que post super bem feito!! Ficou muito bem explicado, eu não sabia da metade disso!! Não chegou a hora de comprar o meu mas pelo menos agora estou super informada!
    Obrigada pelo post, parabéns... só quem faz sabe como da trabalho para fazer algo tão bom, pensando principalmente em conseguir passar as informações de um modo que os leitores entendam, e o seu ficou perfeito!!!
    Bjokas

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
  8. Oi Eli!
    O sofá de suede é tudo de bom!!!
    Lindo e aconchegante...
    Mas os de couro branco são um espetáculo!! rsrs
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito Grazi, mas como sou da região Sul está fora de cogitação... srsrs aqui não tem meio termo ou é muito quente ou muito frio rsrs bjs

      Excluir
  9. Muito obrigada pelas dicas, estou querendo comprar meu sofá pela internet e suas dicas vão ajudar muito para comprar o melhor sofá.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada pelas dicas, estou querendo comprar meu sofá pela internet e suas dicas vão ajudar muito para comprar o melhor sofá.

    ResponderExcluir
  11. Os sofás fabricados atualmente são de péssima qualidade. Este sistema de cobrir com a espuma D28 ou Dqualquernumero não dá certo.
    Basta olhar em sites de móveis de outros países e checar como são feitos: a moda antiga.
    Fora a falta de escolha pelo consumidor.
    Visitem um site americano ou europeu e vejam a quantidade de opções que o consumidor.

    ResponderExcluir
  12. Ola Colega, você poderia me indicar uma boa loja ou uma boa fábrica?

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito Eliane mais tenho uma duvida quero compra um sofá com revestimento plumante mais figuei com duvida em relação a restem cia vc pode mim uma dica ....

    ResponderExcluir
  14. Olá. Eu e minha noiva não sabíamos quando compramos um sofá que suporta 100 kg por pessoa, pela internet. Temos menos de 70 kg cada um - ela bem menos! Então pode ser que seja furo pra nós?
    E quando recebermos visitas, se nossos amigos visitantes tiverem mais de 100 kg, isso afetaria apenas o conforto deles ou poderia também danificar o estofado ou algo assim?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem? Eu tenho uma dúvida, espuma laminada também tem densidade? E qual é a melhor opção pra um sofá durável, que não deforme rapidamente isso no caso de uma reforma, a melhor seria espuma em bloco ou lâminas?

    ResponderExcluir
  16. O ano é 2021 e suas recomendações ainda são incríveis. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Comprei um sofá living porque cansei do retrátil porém achei o acento do sofá muito firme o que devo fazer para ficar mais confortável?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu recadinho aqui!