sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A fantástica saga da massa corrida

Bom dia pessoas queridas!

Hoje estou mais feliz que nunca, portanto, post matutino...

Querem saber o motivo desta felicidade? Eu mostro pra vocês...
Olha quem chegou aqui em casa ontem a tarde:
Eu não dou conta de tanta lindeza... foi amor a primeira vista!
Mas hoje não vou falar sobre isso não, pois como vocês podem ver, a parede aqui em casa já está branquinha... preciso mostrar pra vocês como isso começou, relaxa que a história é longa...
O marido e eu resolvemos que tudo o que for possível vamos fazer juntos aqui em casa e, entre essas coisas está passar massa corrida.
Posso afirmar pra vocês que não é um bicho de sete cabeças, mas é uma tarefa super, hiper mega cansativa e que machucou muito as minhas mãos que são fininhas, chegou a fazer bolha om a desempenadeira. Mas isso é pouco, perto do sofrimento que é a lixação, ah eu tenho uma lixadeira elétrica tá (imagina se não tivesse).
Preciso considerar também que sujeira pouca é bobagem! Tem pó em todos os cantos da casa, até em gavetas que estavam fechadas... nunca vi tanto pó na vida!

Bom, pra quem quer se aventurar e ainda economizar uma graninha, o processo consiste em:
1. Será necessário uma lixação para livrar a parede das imperfeições grosseiras, com uma lixa de 120 grãos para massa.

2.  Se sua parede for nova, você precisará passar 2 demãos de selador, se já for pintada, fundo preparador. No caso da minha parede, ela só tinha uma tinta a base de cal, por isso usei o selador. Que serve para proteger a parede.

O produto tem um cheiro forte, use máscara, não faça a lambança do marido. 


3. Após, com uma desempenadeira aplique uma camada fina de massa corrida. Capriche nessa etapa para ter menos trabalho na lixação. O segredo é aplicar e arrastar a desempenadeira, retirando todo excesso de massa para evitar calombos, quanto mais lisinho e uniforme melhor.
Preferencialmente use uma luva grossa, minha mão ficou muito machucada no início.
Aplique 2 demãos de massa.
Eu usei duas marcas de massa corrida, a Metalatex e a Lukscolor, porque começamos a passar a massa em um dia que era feriado local e tivemos que ir no município vizinho. Sinceramente, eu preferi a Lukscolor, a aplicação é muito mais fácil, a outra é muito firme, machuca a mão demais, a Lukscolor parece um chantilly e desliza bem melhor. O resultado das duas é bem semelhante, o rendimento é o mesmo.


4. Após a secagem da massa, será necessário lixar a parede eliminando todas as imperfeições. Eu usei uma lixadeira elétrica (o que facilitou muito o trabalho, não sei se conseguiria sem ela). A lixa agora será de 220 grãos.

Para eliminação, ou melhor, visualização dos buracos e imperfeições use também um pendente. 

Para adiantar o trabalho, nós compramos também um suporte para lixa, para locais onde a lixadeira não alcança. 
 
Poeirão tomando conta.
5. No final, com uma vassoura limpa tire todo excesso de pó, também é interessante usar uma flanela meio úmida, após só pintar a parede da cor escolhida.
Eu já falei sobre as tintas escolhidas, porém vou falar de novo. No teto, que foi rebaixado em gesso eu escolhi a direto no gesso (elimina a necessidade de usar um selador. 
 Eu achei a tinta incrível, uma cobertura impecável, não respinga em excesso, é diluído a base d'água, então o cheiro é suportável. Gostei e recomendo. 
A tinta da parede, como eu já tinha dito AQUI é a super lavável, também da marca Coral. No quesito acabamento posso dizer que amei o resultado, a cobertura desta tinta é acetinada e, o resultado ficou mais ou menos assim:
 Já emassamos a sala de jantar, porém ainda não pintamos as paredes, porque ainda estamos decidindo se iremos deixá-la branca, se vou fazer a parede lousa, enfim... após a montagem dos móveis da cozinha eu vou conseguir pensar melhor.
Ah, não podia esquecer de falar, olha como ficou cute as minhas luminárias! E nem ficou uma boate rsrsrsrs.
E se você se inspirou a emassar sua casa, vou postar dois vídeos que me ajudaram muito nessa empreitada.

 
Beijos e até mais!

24 comentários:

  1. Oi Eliane linda!! Aqui no apê eu e o namorado também estamos na técnica faça você mesmo, as paredes foi meu pai que emassou porque estava com mais tempo na época, e também lixou para nós, mas a nossa saga está no gesso, estamos lixando e emassando, o meu tem que passar 3 demãos de massa para ficar bom, só que como eu e o namo trabalhamos o dia todo, só fazemos isso depois das 19h e até as 22h porque caso contrário os vizinhos do apê de baixo se incomodam com o barulho da lixadeira (também temos a elétrica, é uma mão na roda). Então pense... quase não rende muito, mas aos poucos vai saindo!
    Depois do gesso vamos para a pintura, que também vamos botar a cara e fazer, não vejo a hora, adoro pintar kkkk
    Ahh... to curiosa para ver essa lindeza montada, eu imagino a sua empolgação!

    Super beijo!

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é assim Cris, a gente consegue uma boa economia com o faça vc mesmo! Quando concluir posta pra gente ver o resultado. bjs.

      Excluir
  2. Coragem amiga, realmente o aplicar é mais tranquilo mas lixar é complicado.... Quero comprar uma lixadeira dessas pra ver se da coragem pra lixar o teto do meu quarto.... Kkkk
    Quando montar corre pra mostrar pra gente... Bjinhos...

    http://cantinhonailha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, passar é menos descomplicado, mas tenho bolhas nas mãos até hoje kkkkkkk em compensação conseguimos reduzir custos e já valeu a pena. A lixadeira não é caro viu, só que vc terá que ter um apoio alto, uma mesa, porque eu não alcançava e o teto foi missão do marido,rsrs

      Excluir
  3. ai Credo não gosto nem de pensar Eliane.. não gostei disso não..kkk sofri tanto que larguei tudo e chamei um pintor.. isso não é pra nós não..srsrs
    Mas com uma lixadeira elétrica deve ser bom demais...nós era na mão mesmo.. credoooo.. uiiiii
    Beijos e boa sorte ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, no resto da casa talvez eu chame um só pra emassar pq meu tempo é meio curto, mas depois que passa é bem bacana ver o resultado. bjs.

      Excluir
  4. Nossa...que trabalheira!Coragem!Mas é compénsador ver o resultado lindo depois,né?

    Beijinhos e bom fds

    www.tititietrelele.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso! Dá uma mão de obra, mas o resultado vale a pena. bjs

      Excluir
  5. Nossa, Eli, vocês estão muito de parabéns!!
    Não sei se terei tempo ou habilidade pra fazer coisas assim no meu ape.. espero que sim! Rsrs
    Volta logo pra mostrar os armários!!
    Beijos

    decorandoetal.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo a gt arruma, eu tenho 2 empregos e dei um jeitinho rsrsrs habilidade no começo é difícil, mas vc vai pegando, basta ter coragem, se fizer posta que eu adoro ver ehehehe bjs

      Excluir
  6. OI Eliane........ já estou curiosa para ver a cozinha todinha pronta.... você e o marido estão de parabéns....
    Ficou lindas as luminárias...
    bjooooo

    http://casinhadoslopes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada a cozinha já está no finalzinho, quando puserem os granitos eu posto. bjs

      Excluir
  7. Ai, só de olhar me deu preguiça! rsrs Não daria conta, é muito trabalhoso, prefiro deixar com os profissionais. Quero ver quando ela estiver pronta, já estou curiosa!

    Beijos!
    http://baudabijou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhhahah dá trabalho mesmo, mas o resultado vale a pena, bjs.

      Excluir
  8. Eliane estou muito orgulhosa de você, kkkkk,,,, verdade, parabéns pelo trabalho, acho lindo fazer com nossas próprias mãos,,, eu gostaria de poder fazer mais na minha casinha, mas não consigo por conta do trabalho e das crianças,,, vida mega corrida,,, mas olha ficou perfeito seu trabalho, isso você vai levar pra sempre que esta parede foi você que fez com as próprias mãos,,, EBA EBA móveis no pedaço,,,, uhuhuhuhu,,,, isso deve ser maravilhoso,,, acho que meus móveis ficarão prontos essa semana,,, vamos torcer,,, bjus e fica com Deus,,,

    http://meunovolarsil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sil, estou empolgada a continuar nessa onda do faça vc mesmo, posso te confessar, nosso cuidado foi melhor do que o dos profissionais que contratamos rsrss ahh estou torcendo por seus moveis viu, bjs.

      Excluir
  9. Nossa Eliane que coragem rs... a única coisa que vamos botar a mão é o papel de parede.. e vamos nos aventurar a pintar as portas rs..
    Parabéns pela a empreitada!

    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Érica foi uma super empreitada, cansativa, mas o resultado valeu a pena. Ah colocar o papel de parede já é alguma coisa né rsrsrs... obrigada!

      Excluir
  10. OI Eli, sei bem que essa etapa da massa corrida não é nada fácil, rsrs aqui em casa marido e eu que fazemos esse trabalho também, e olha cansa, cansa. cansa MUITOOOO!! mas o resultado é ótimo e vale a pena, nesses ultimos dias andamos "comendo" massa corrida, rsrs digo isso porque se vc não se proteger com mascára acaba comendo a massa de tanto pó que faz e entra até nos seus ouvidos kkkk passamos em casa, estamos passando na casa da minha irmã, enfim, muito trabalho depois mostro lá no blog também o resultado tá, e olha, Parabéns para vc e o marido, vc é das minhas, rsrs assim como nós vão lá e faz!! rsrs
    Bjão e uma ótima semana pra vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah também gostamos mais da marca Lukscolor!!

      Excluir
    2. Obrigada Andressa! eu já vi vocês fazendo muita coisa mesmo... mas isso de fazer para os outros também é lindo, mas ando meio egoísta kkkkkk e menina nem adianta tentar proteger as coisas na hora de passar a massa corrida, ela atravessa e entra em tudo kkkkkk bjs

      Excluir
  11. Oi Eliane!! Nossa, aqui em casa tb é assim, eu e marido metemos a mão na massa tb, além de poupar um pouquinho $$, pq em obra se gasta até o q não tem, rsrsrs, é mt compensador vc ver o seu trabalho pronto e do jeito q vc idealizou.
    Tá linda sua casa, parabéns!

    Bjs

    http://minhataosonhadacasinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danny é assim mesmo... o que dá a gente faz né rsrsrs obrigada pelo carinho, bjs!

      Excluir
  12. Oi Eli,
    Você sumiu!! Volta logo com as novidades
    Beijos

    decorandoetal.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu recadinho aqui!