Hoje estou mais feliz que nunca, portanto, post matutino...
Querem saber o motivo desta felicidade? Eu mostro pra vocês...
Olha quem chegou aqui em casa ontem a tarde:
Eu não dou conta de tanta lindeza... foi amor a primeira vista!
Mas hoje não vou falar sobre isso não, pois como vocês podem ver, a parede aqui em casa já está branquinha... preciso mostrar pra vocês como isso começou, relaxa que a história é longa...
O marido e eu resolvemos que tudo o que for possível vamos fazer juntos aqui em casa e, entre essas coisas está passar massa corrida.
Posso afirmar pra vocês que não é um bicho de sete cabeças, mas é uma tarefa super, hiper mega cansativa e que machucou muito as minhas mãos que são fininhas, chegou a fazer bolha om a desempenadeira. Mas isso é pouco, perto do sofrimento que é a lixação, ah eu tenho uma lixadeira elétrica tá (imagina se não tivesse).
Preciso considerar também que sujeira pouca é bobagem! Tem pó em todos os cantos da casa, até em gavetas que estavam fechadas... nunca vi tanto pó na vida!
Bom, pra quem quer se aventurar e ainda economizar uma graninha, o processo consiste em:
1. Será necessário uma lixação para livrar a parede das imperfeições grosseiras, com uma lixa de 120 grãos para massa.
2. Se sua parede for nova, você precisará passar 2 demãos de selador, se já for pintada, fundo preparador. No caso da minha parede, ela só tinha uma tinta a base de cal, por isso usei o selador. Que serve para proteger a parede.
O produto tem um cheiro forte, use máscara, não faça a lambança do marido. |
3. Após, com uma desempenadeira aplique uma camada fina de massa corrida. Capriche nessa etapa para ter menos trabalho na lixação. O segredo é aplicar e arrastar a desempenadeira, retirando todo excesso de massa para evitar calombos, quanto mais lisinho e uniforme melhor.
Preferencialmente use uma luva grossa, minha mão ficou muito machucada no início.
Aplique 2 demãos de massa.
Eu usei duas marcas de massa corrida, a Metalatex e a Lukscolor, porque começamos a passar a massa em um dia que era feriado local e tivemos que ir no município vizinho. Sinceramente, eu preferi a Lukscolor, a aplicação é muito mais fácil, a outra é muito firme, machuca a mão demais, a Lukscolor parece um chantilly e desliza bem melhor. O resultado das duas é bem semelhante, o rendimento é o mesmo.
4. Após a secagem da massa, será necessário lixar a parede eliminando todas as imperfeições. Eu usei uma lixadeira elétrica (o que facilitou muito o trabalho, não sei se conseguiria sem ela). A lixa agora será de 220 grãos.
Para eliminação, ou melhor, visualização dos buracos e imperfeições use também um pendente.
Para adiantar o trabalho, nós compramos também um suporte para lixa, para locais onde a lixadeira não alcança.
Poeirão tomando conta. |
Eu já falei sobre as tintas escolhidas, porém vou falar de novo. No teto, que foi rebaixado em gesso eu escolhi a direto no gesso (elimina a necessidade de usar um selador.
Eu achei a tinta incrível, uma cobertura impecável, não respinga em excesso, é diluído a base d'água, então o cheiro é suportável. Gostei e recomendo.
A tinta da parede, como eu já tinha dito AQUI é a super lavável, também da marca Coral. No quesito acabamento posso dizer que amei o resultado, a cobertura desta tinta é acetinada e, o resultado ficou mais ou menos assim:
Já emassamos a sala de jantar, porém ainda não pintamos as paredes, porque ainda estamos decidindo se iremos deixá-la branca, se vou fazer a parede lousa, enfim... após a montagem dos móveis da cozinha eu vou conseguir pensar melhor.
Ah, não podia esquecer de falar, olha como ficou cute as minhas luminárias! E nem ficou uma boate rsrsrsrs.
E se você se inspirou a emassar sua casa, vou postar dois vídeos que me ajudaram muito nessa empreitada.
Beijos e até mais!