sábado, 21 de junho de 2014

Por onde começar a organizar meu casamento?

Acho que todo mundo passa por isso logo após o pedido de casamento, POR ONDE COMEÇAR?
São muitas coisas para iniciar na organização de um casamento, se você tiver algum tipo de ajuda, ótimo, no meu caso eu só tinha o noivo.
Eu não sou especialista no assunto, talvez você prefira contratar alguém, no meu caso fiz tudo sozinha, só contratei uma assessora para o grande dia.
As dicas que vou colocar aqui, são poucas e você vai adaptá-las conforme sua região, mas eu confesso que adoraria ter ouvido/lido isso quando comecei meus preparativos... Chega de conversa e vamos lá!

Primeiramente você precisa definir a data do seu casamento, é aqui que você irá sofrer muitoooooooo, sente com seu noivo e tente escolher uma data que seja importante para os dois, o aniversário de namoro, primeiro beijo, início da primavera, ou qualquer outra frescura que só noivos apaixonados entendem... tente não escolher datas que possam interferir e sobressair ao dia em que vocês escolheram para chamar de "seu", mesmo que não sejam supersticiosos vale a pena o cuidado, por exemplo: sexta-feira 13, finados, dia das bruxas (31/10) não é um dia legal para se casar,  a não ser que você tenha um gosto mais gótico, já que o casamento é felicidade, amor e essas datas significam o contrário... afinal, existem outros 364 dias no calendário!



Uma outra data que deve ser evitada, pela simples razão das piadinhas que poderão gerar é 01 de abril...
Datas como jogos importantes (esse ano a copa do mundo), ou grandes feriados, também há risco de muitos convidados não estarem presentes.
Escolhida a data, você passará a contratar fornecedores que realizam um único evento no dia (fotógrafo, buffet, decoração e banda/DJ, assessoria, igreja):
No meu caso, como a igreja que eu queria era muito disputada, comecei por ali... (Foram 3 no mesmo dia que eu)
Há cidades em que o cabeleireiro/maquiador também fecha a agenda com um ano de antecedência... levei vantagem pois meu cabelo e maquiagem foram feitos com meu amigo (Espaço 7 Cabeleireiro).
Como eu disse, eu só contratei uma assessora para o grande dia, mas essa profissional atualmente é disputadíssima... se você for contratá-la seria bacana começar por ela, pois geralmente elas conhecem vários fornecedores.
Uma coisa que fiquei super espantada, foi a antecedência das noivas para locação do vestido... fui atrás do meu 8 meses antes, mas a maioria aluga com pelo menos 1 ano de antecedência (pasmem!).
Os convites dos padrinhos e convidados escolhi com 4 meses de antecedência, foi ótimo, pois a gráfica leva uns 20 dias para entregar...
Os docinhos, lembrancinhas, enfim... são itens que podem ficar pro final, mas quanto antes você deixar tudo pronto, melhor, pois o último mês voa, não dá tempo pra nada, fora a ansiedade pré-casamento, que não é uma lenda... no final eu estava arrastando correntes, puxando cabelo... mas tudo deu certo e foi melhor do que eu esperava!

E pesquise, pesquise muito, vá em exposições, feiras de noivas, nesses lugares você poderá conhecer muita gente bacana e verá a diferença no orçamento... a minha técnica era pagar à vista e só parcelar quem não me desse desconto, com isso fiz uma baita economia!
E por fim, agende uma data para o seu Chá de Qualquer Coisa (Bar, Calcinha, Panelas...), não deixe passar essa oportunidade, pois é muito bom um esquenta antes do seu casamento, assim seus convidados já entrarão no clima da festa... Capriche na decoração!
Espero que possa ter ajudado, qualquer dúvida, deixe um recadinho aqui!

  

2 comentários:

  1. Oi Eliane, Tudo bem?
    Passei para retribuir a visitinha lá no blog, e estou ficando para seguir!!
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu recadinho aqui!